domingo, 31 de julho de 2011

Sujeito e Predicado

1) Complete as frases com os sujeitos dos quadros abaixo: 
O texto
O tato
A carrocinha
O celular
O rapaz e a moça
O futebol

a) 
é um meio de comunicação. 

b) 
é um dos esportes que os meninos mais gostam de praticar. 

c) 
 estavam namorando. 

d) 
 que você escreveu ficou excelente. 

e) 
 levou meu cachorro. 

f) 
pode ajudar o cego a ler. 
sujeito e predicado.
Vamos ao exercícios.
A. Escreva F, para a frase que não é oração e O, se a frase for oração:
1. (   ) Bom dia, colegas!
2. (   ) O pai procurou o menino.
3. (   ) O menino correu para a rua.
4. (   ) Felicidades para você!
5. (   ) O ônibus deu uma freada brusca.
6. (   ) Fique quieto, menino!
7. (   ) O menino escondeu a chave.
8. (   ) Que linda criança!
B. Reescreva os orações, deslocando o sujeito de modo que não haja incoerência de sentido da frase original.
1. Essas história são interessantes.
2. O trem já partiu.
3. As encomendas não chegaram.
4. Muitos alunos foram aprovados.
5. Todos os professores participaram da reunião.
6. A festa já estava preparada.
7. Esse trabalho está muito bem feito.
RESPOSTAS:
Questão A: 1 – F    2 – O   3 – O    4 – F    5 – O     6 – O    7 – O     8 – F
Questão B:
1. São interessantes, essas histórias.
2. Já partiu o trem.
3. Não chegaram as encomendas.
4. Foram aprovados muito alunos.
5. Participaram da reunião todos os professors.
6. Já estava preparada a festa
7. Está muito bem feito, esse trabalho.
Vamos exercitar.
A. Separe o sujeito do predicado; classifique o sujeito em simples, composto, indeterminado ou inexistente; e indique o seu núcleo:
1. Todos nós acordamos.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
2. Aquele carro azul anda?
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
3. Você e eu sairemos já.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
4. O cavalo e a égua relincham.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
5. Ana e a irmã dela viajaram.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
6. Não partiremos hoje.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
7. Uns garotos sujaram a calçada.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
8. Quebraram a vidraça.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
9. Ana a Ari viajaram cedo.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
10. Puseram sal na sopa?
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
11. Come-se mal, aqui.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
12. Não vendemos jornais velhos.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
13. Essa garota e aquele rapaz falam muito.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
14. Professor, riscaram meu livro.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
15. Amanheceu.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
16. Está frio, hoje.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
17. São seis horas da manhã.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
18. Estava quente dentro da sala.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
19. Há muita gente aqui.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
20. Ninguém resolve nada.
Sujeito ________________: ___________________
núcleo do sujeito: ___________________________
Predicado:
RESPOSTAS:
1. Todos nós acordamos.
Sujeito simples: todos nós  ( também chamado de lógico e agente)
núcleo do sujeito: nós ( também chamado de sujeito gramatical)
Predicado: acordamos
2. Aquele carro azul anda?
Sujeito simples: aquele carro azul (também chamado de lógico e agente)
núcleo do sujeito: carro (também chamado de gramatical)
Predicado: anda
3. Você e eu sairemos já.
Sujeito composto: você e eu (também chamado de lógico e agente)
núcleo do sujeito: você, eu (também chamado de gramatical)
Predicado: sairemos já.
4. O cavalo e a égua relincham.
Sujeito composto: o cavalo e a égua (também chamado de lógico e agente)
núcleo do sujeito: cavalo, égua (também chamado de gramatical)
Predicado: relincham
5. Ana e a irmã dela viajaram.
Sujeito composto: Ana e a irmã dela (também chamado de lógico e agente)
núcleo do sujeito: Ana, irmã (sujeito gramatical)
Predicado: viajaram
6. Não partiremos hoje.
Sujeito simples: (nós) (também conhecido como oculto ou subentendido)
núcleo do sujeito: neste caso não existe núcleo do sujeito
Predicado: não partiremos hoje
7. Uns garotos sujaram a calçada.
Sujeito simples: uns garotos (também chamado lógico e agente)
núcleo do sujeito: garotos (sujeito gramatical)
Predicado: sujaram a calçada
8. Quebraram a vidraça.
Sujeito indeterminado: (não se pode dizer quem quebrou a vidraça)
núcleo do sujeito: (quando o sujeito é indeterminado não existe núcleo)
Predicado: quebraram a vidraça
9. Ana a Ari viajaram cedo.
Sujeito composto: Ana e Ari (também conhecido como lógico e agente)
núcleo do sujeito: Ana, Ari (sujeito gramatical)
Predicado: viajaram cedo
10. Puseram sal na sopa?
Sujeito indeterminado:
núcleo do sujeito: (não tem)
Predicado: puseram sal na sopa?
11. Come-se mal, aqui.
Sujeito indeterminado:
núcleo do sujeito: (não tem)
Predicado: come-se mal aqui
12. Não vendemos jornais velhos.
Sujeito simples oculto ou subentendido: (nós)
núcleo do sujeito: neste caso ano existe
Predicado: não vendemos jornais velhos
13. Essa garota e aquele rapaz falam muito.
Sujeito composto: essa garota e aquele rapaz (lógico e agente)
núcleo do sujeito: garota, rapaz (sujeito gramatical)
Predicado: falam muito
14. Professor, riscaram meu livro.
Sujeito indeterminado:
núcleo do sujeito: (não tem)
Predicado: professor, riscaram meu livro
15. Amanheceu.
Sujeito inexistente ou oração sem sujeito
núcleo do sujeito: (se a oração ano tem sujeito ano pode haver núcleo)
Predicado: amanheceu
16. Está frio, hoje.
Sujeito inexistente ou oração sem sujeito
núcleo do sujeito: ( não tem)
Predicado: está frio, hoje
17. São seis horas da manhã.
Sujeito inexistente ou oração sem sujeito
núcleo do sujeito: (não tem)
Predicado: são seis horas da manhã
18. Estava quente dentro da sala.
Sujeito inexistente ou oração sem sujeito
núcleo do sujeito: (não tem)
Predicado: estava quente dentro da sala
19. Há muita gente aqui.
Sujeito inexistente ou oração sem sujeito
núcleo do sujeito: (não tem)
Predicado: há muita gente aqui
20. Ninguém resolve nada.
Sujeito simples: ninguém (também chamado lógico e agente)
núcleo do sujeito: ninguém (também chamado gramatical)
Predicado: resolve nada


11. A oração sem sujeito caracteriza-se por:
a) O sujeito está indeterminado.
b) Não se atribui o fato a nenhum ser.*
c) O sujeito está simplesmente oculto.
d) O fato é atribuído a um ser determinado.

12. A oração sem sujeito possui apenas:
a) Objeto direto.
b) Objeto indireto.
c) Predicado.*
d) Sujeito oculto.

13. "Anoitecia silenciosamente." Nesta oração temos:
a) Sujeito simples
b) Oração sem sujeito.*
c) Sujeito indeterminado.
d) Sujeito oculto.

14. "Será muito cedo?" "Como está calor!" Quais são os sujeitos destas orações?
a) Orações sem sujeito.*
b) cedo / calor.
c) muito / como.
d) nenhuma das anteriores.

15. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Fazia um calor infernal no sertão."
a) Sujeito indeterminado
b) Oração sem sujeito.*
c) Sujeito simples
d) Sujeito oculto.

16. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Faz dez anos que cheguei aqui."
a) Sujeito oculto.
b) Sujeito simples.
c) Sujeito indeterminado.
d) Oração sem sujeito.*

17. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Seriam quatro horas da tarde."
a) Oração sem sujeito.*
b) Sujeito indeterminado.
c) Sujeito oculto.
d) Sujeito composto.

18. "Aqui não me cheira bem". Neste exemplo temos uma oração sem sujeito, pois:
a) Não há sujeito simples.
b) Não há um sujeito possível, agente da ação.*
c) Não há um sujeito composto.
d) Nenhuma das anteriores.

19. "Já deve passar de dois anos." Qual é o tipo de sujeito?
a) Sujeito oculto.
b) Sujeito indeterminado.
c) Sujeito simples.
d) Oração sem sujeito.*

20. "Nunca ninguém acariciou uma cabeça de galinha." Qual é o sujeito e o tipo de sujeito desta oração?
a) Nunca ninguém / composto.
b) Ninguém / simples.*
c) Ninguém /indeterminado.
d) Nunca / simples.

atividades de ingles


verbos atividades

1) Preencha as lacunas com os verbos indicados nos parênteses:
a) Os alunos ______________ que os professores ___________ mais exercícios.
(querer – Presente do Indicativo) ( dar – Presente do Subjuntivo)
b) _______________ ( tu ) o trabalho ao professor. ( entregar – Imperativo afirmativo)
c) Os adultos não __________ o suficiente. ( ler – Presente do Indicativo )
d) Se nós __________________ o filme, __________________ com seriedade.
(ver – Pret. Imperfeito do Subjuntivo) ( comentar – Futuro do Pret. do Indicativo)
e) Tu _______________ bem cedo ontem? ( partir – Pretérito Perfeito do Indicativo)
f) Os médicos __________ os remédios adequados. ( dar – Presente do Indicativo)
g) Se vocês ________________ prontos iriam comigo ao Parque da Cidade.
( estar – Pret. Imp. do Subj.)
h) Quando eu _____________ o livro pedido pelo professor eu _______________ .
(ver – Futuro do Subjuntivo) ( comprar – Presente do Indicativo)
i) Nós _______________ um enorme bolo de chocolate. ( fazer – Pret. mais que Perfeito do
Indicativo)
j) Lídia e José ____________ viajar de navio nas férias. ( ir – Pretérito Imperfeito do Ind.)
k) Quero que tu ________________ ao meu aniversário. (vir – Presente do Subjuntivo)
l) Nós ________________ as informações corretas. ( dar – Futuro. do Pretérito. do Ind.)
m) Tu ________________ ausente do trabalho? ( estar – Pret. Perfeito do Indicativo)
n) Ivo e Iara _____________ o jogo de vôlei juntos. ( ver – Presente do Indicativo )
o) Nós __________________ o relatório todo. ( fazer – Pret. mais que Perfeito do Ind.)
p) Quando nós _______________ avisarei com antecedência. ( ir – Futuro do Subjuntivo)
q) Elas _______________ para ficar aqui no Brasil. ( vir – Pretérito Imperfeito do Ind.)
r) Angela ______________ ao Rio de Janeiro com a família. (ir – Pretérito Perfeito do Ind.)
s) Rita e Lúcia ________________ no coral da igreja. ( cantar – Futuro do Presente do Ind.)

Texto:A velha contrabandista

A velha contrabandista

          Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta.
        O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.
        Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal perguntou assim a ela:
        - Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
        A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que adquirira no odontólogo, e respondeu:
        - É areia!
        Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
        Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele saco maldito. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez.
        Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
        Diz que foi aí que o fiscal se “chateou”:
        - Olha vovozinha, eu sou fiscal de Alfândega com quarenta anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
        - Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
        - Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
        - O senhor promete que não “espaia”? – quis saber a velhinha.
        - Juro – respondeu o fiscal.
        - É lambreta.

Stanislaw Ponte Preta. Primo Altamirando e elas
4ª edição. Rio de Janeiro, Sabiá.

1. Esse texto é uma:
(       ) narrativa         (       ) poesia     (       )informação

2. É um texto que transmite:
(       ) momentos de tensão
(       ) uma situação de humor
(       ) comentários policiais
(       ) uma situação triste

3. Que adjetivos (qualidades) você daria à velhinha:
(       ) ingênua           (       ) otimista
(       ) esperta           (       ) pessimista
(       ) caduca            (       ) boba
(       ) cansada          (       ) inteligente

4. Que adjetivos você daria ao policial:
(       ) teimoso           (       ) compreensivo
(       ) desconfiado     (       ) honesto
(       ) educado          (       ) observador
(       ) ingênuo           (       ) tolo





TEXTO 01
O Pavão
E considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas dágua em que a luz se fragmenta, como em um prisma.O pavão é um arco-íris de plumas.
Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.
Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.
(BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. Rio de Janeiro: Record, 1996, p. 120)
1 – No 2 parágrafo do texto, a expressão: ATINGIR O MÁXIMO DE MATIZES, significa o artista:
(A) fazer refletir, nas penas do pavão, as cores do arco-íris.
(B) conseguir o maior número de tonalidades.
(C) fazer com que o pavão ostente suas cores.
(D) fragmentar a luz nas bolhas dágua.


TEXTO 03

Considere o seguinte trecho:
Em vez do médico do Milan, o doutor José Luiz Runco, da Seleção, é quem deverá ser o responsável pela cirurgia de Cafu. Foi ele quem operou o volante Edu e o atacante Ricardo Oliveira, dois jogadores que tiveram problemas semelhantes no ano passado.
O termo ele, em destaque no texto, refere-se:
a) ao médico do Milan.
b) a Cafu.
c) ao doutor José Luiz Runco.
d) ao volante Edu.
e) ao atacante Ricardo Oliveira.