quinta-feira, 15 de março de 2012

Atividade avaliativa para o dia 19.03.2012


ESCOLA MUNICIPAL WEIMAR GONÇALVES TORRES
ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA     VALOR 5.0  3ª FASE ALUNO(A)________________________________________________________
PROF: LILIAN CRISTINA
Exercícios de fixação
1) Circule o sujeito e sublinhe o núcleo e escreva o predicado.
a. O gato de pêlo branco dormiu no telhado.
b. Os meus dois irmãos são morenos.
c. Viver é bom.
d. Despreocupadas, as pessoas passeavam.
e. Não concordo com você.
f. ”Todos os ligeiros rumores da mata tinham uma voz para a selvagem filha do sertão.” (José de Alencar)

O NÚCLEO DO SUJEITO É CONSTITUÍDO DE UM SUBSTANTIVO OU QUALQUER PALAVRA COM VALOR DE SUBSTANTIVO.(PRONOME, VERBO ou PALAVRA SUSBTANTIVADA.)
EXERCÍCIO

2) Classifique os sujeitos em simples ou compostos.Cuidado, o sujeito pode estar em ordem indireta!!!
a. Eu fiz o teste.
b. As doenças e as guerras ceifam milhares de vidas.
c. Agora só buscas as praias ardentes. (José de Alencar)
d. Pedro, eu passei no vestibular!!!!
e. Devido às fortes chuvas, os rios estavam cheios.
f. Também são meios de comunicação cartazes, filmes e fotografias.

3) Reescreva as frases a seguir em seu caderno, substituindo o ASTERISCO (*) pelos verbos HAVER e EXISTIR, estabelecendo concordância com o sujeito quando for o caso.
g. A) * pessoas famosas na estréia do filme.
h. B) * viajado de carro até o sul do país.
i. C) * bons professores em nossas escolas.
j. D) * meses não tenho notícias dos dois.

4) Leia texto a seguir e classifique o sujeito das frases sublinhadas.
Tempo perdido
Havia um tempo de cadeiras na calçada. Era um tempo em que havia mais estrelas. Tempo em que as crianças brincavam sob a clarabóia da lua. E o cachorro era um grande personagem. E também o relógio de parede! não media o tempo simplesmente: ele meditava o tempo. 

                      O PRIMEIRO PÊLO

Elias, aquele pedacinho de gente, com a cara mais atrevida deste mundo, plantou-se diante do pai, que lia o jornal.
- Pai, eu já sou um homem!
Como o pai não desse sinal de ter ouvido, repetiu:
- Pai, eu já sou um homem!
- Você sempre foi, meu filho. Desde que nasceu – respondeu, afinal o pai.
- Isso eu sei. Quero dizer, agora já sou grande.
- Não me parece que você tenha crescido muito de ontem para hoje ... – disse o pai, olhando o garoto de alto a baixo.
- É que eu sou ... eu sou ...
- Já sei. Você quer dizer que se tornou adulto.
- É, é isso mesmo.
- E por que o senhor meu filho acha que se tornou adulto de ontem para hoje?
- O senhor está vendo aqui? – E apontava um pontinho preto no queixo. – Está vendo?
- Não vejo nada. Venha mais perto. Ahnn! Será que estou vendo um pelinho aí?
- É o meu fio de barba, pai. Eu já sou um homem.
- Ora, meu filho! É apenas um fio, e um fio não faz uma barba toda. Aliás, lembra-se de sua avó, minha mãe? A vovó tinha uma verruguinha no queixo e três fios de barba. Veja bem: três fios. Nem por isso ela dizia que era homem!
- Mas eu já sou um adul... Isso que o senhor disse. Por isso, preciso de aumento de mesada, quero chegar tarde em casa e levar a chave da porta.
- É uma pena, é uma pena ... lamentou o pai, balançando a cabeça.
- Pena porque ia dar-lhe um presente agora que você completa doze anos. Mas ... Preciso mudar de presente.
- Mudar, pai?
- Claro, quando você era menino, ia ganhar uma bicicleta dessas que você sempre quis. Mas, sendo um homem, vou dar a você um aparelho de barba.
O garoto apoiou-se num pé, depois no outro, profundamente pensativo. Ah! Ia perder aquela sonhada bicicleta! Resolveu:
- Pai, vamos fazer uma coisa. Eu deixo pra ficar homem mais tarde e o senhor me dá a bicicleta, certo?
- Certo – concordou o pai. – E peça à sua mãe para tirar esse pelinho daí com uma pinça. Não fica bem um menino com barba de homem.

Mário Donato
1. Exploração do texto 
1) O texto conta uma conversa entre duas pessoas. Quais são elas?

2) Para afirmar que já é um homem, Elias dirige-se ao pai com segurança, com humildade ou com medo? Justifique com citações do texto.

3) Ao responder que o filho era homem desde que nasceu, o pai referia-se ao aspecto físico, psicológico ou social?

4) Por que Elias achava que já era adulto?

5) O fato de ser adulto, segundo Elias, dava-lhe alguns direitos. Quais?

6) Por que Elias resolveu “deixar para ficar homem mais tarde”?
7) A palavra verruguinha tem quantas letras e quantos fonemas?

2. Extrapolação do texto

1) Elias achava que já era adulto porque tinha nascido um pelinho de barba.
E para você, o que é ser adulto?

2) O que você pensa do procedimento de Elias? Você concorda? Se você fosse Elias, teria agido do mesmo jeito?

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