quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Atividades com O JORNAL NA SALA DE AULA: leitura e escrita
Objetivo:
·  Aumentar  competência linguístico-discursiva.
·  Conhecer mais um gênero textual: a notícia de jornal.
·  Interagir com os colegas na produção de trabalhos coparticipativos.
.  Conscientizar-se da realidade, através das informações contidas num jornal.
Duração das atividades
4 aulas
Estratégias e recursos da aula
      O ensino de Língua Portuguesa deve se pautar em uma prática constante de leitura e escrita, o que pressupõe um trabalho com a diversidade de objetivos, modalidades e textos que caracterizem as práticas linguísticas reais. Por isso, a escola deve reproduzir as formas sociais de leitura e escrita da maneira mais verossímil possível.
      Somando-se a isso, se objetivos diferentes exigem diferentes textos que, por sua vez, exigem tipos específicos de leitura e de escrita, caberá à escola prover seus alunos com a diversidade de “textos do mundo”. São diferentes leituras e escritas para diferentes textos.
      É nesse momento que o jornal na sala de aula configura-se como um forte aliado da escola na execução dessa tarefa, mobilizando os alunos internamente, incentivando a leitura como prática interessante e desafiadora.
Metodologia
     1ª etapa
a)    Distribuir diferentes jornais aos alunos que trabalharão em duplas. (Esses jornais poderão ter sido solicitados aos próprios alunos antecipadamente).
b)    Discussão oral: função social do jornal enquanto meio de comunicação e sua importância na formação de opiniões.
FUNÇÃO SOCIAL:  informar e formar opiniões.
IMPORTÂNCIA: divisão democrática de informações.
c)    Orientação da observação dos alunos para a 1ª página do jornal: título, data, local de produção e circulação, preço...
d)    Observação atenta da manchete do jornal que aparece em destaque na 1ª página: tipo de letra, ilustração, motivo da escolha daquela notícia como destaque dentre tantas outras notícias.
e)    Observação dos resumos das notícias que comporão o jornal e discussão oral das mesmas.
O QUE SE DEVE OBSERVAR: o que aconteceu, como, quando, onde, ilustração, importância da notícia para a população em geral.
        Todas essas atividades deverão oportunizar a livre expressão dos alunos, permitindo-lhes expor seus conhecimentos e opiniões e esclarecendo suas dúvidas.
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2ª etapa
a)    Os alunos lerão notícias de diversos jornais e escolherão as que mais lhes interessarem.
b)    Apresentação oral da notícia escolhida, para todos os colegas.
c)    Em grupo, os alunos discutirão as notícias apresentadas. O nível das discussões deverá ser coerente com a realidade da turma e serão sempre intermediadas pela professora.
3ª etapa
a)      Montagem de um mural: em duplas, os alunos recortarão notícias dos jornais que serão agrupadas por temas ou outros critérios escolhidos democraticamente. Por exemplo: “Notícias que agradam o leitor” e “Notícias que desagradam o leitor”.
b)    Para ilustração das notícias, os alunos poderão recortar gravuras de jornais ou revistas.
c)     A professora selecionará uma notícia e a colocará em destaque em um cartaz, retroprojetor, data show ou outro recurso atraente para analisar, juntamente com os alunos, a formatação e os recursos próprios do gênero: ausência de travessões, textos em colunas, títulos em negrito, informações  necessárias para uma comunicação eficaz (o assunto, elementos envolvidos, local do acontecimento, causas, consequências, data, dados complementares) etc.
d)    Distribuição de uma notícia xerocada para a retirada de informações:
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e)    Atividade escrita sobre a notícia e jornal:
      Responda em seu caderno:
      (A professora analisará, juntamente com seus alunos, se a notícia contém todos os dados necessários a uma perfeita compreensão)
      * Qual é o fato noticiado?
      * Onde  e quando aconteceu ou acontecerá?
      * Quais são os personagens envolvidos?
      * A notícia esclarece quem são os personagens?
      * São personagens conhecidos no cenário nacional?
      * É uma notícia completa?
      * Quais informações estão faltando para que a notícia seja compreendida por qualquer leitor?
      * Qual é a fonte de onde foi retirada a notícia?
f)       A professora distribuirá  diferentes figuras de jornais para os alunos criarem, em duplas, suas próprias notícias.
g)    A professora fará a correção dos textos, após explicar aos alunos que toda a matéria de jornal passa por um revi sor antes de ser publicada. Depois os alunos passarão a limpo as suas notícias que substituirão aqueles recortes de notícias que estavam no mural.
Avaliação
A professora avaliará durante todo o processo de realização das atividades se o aluno:
* participou de maneira cooperativa na sua dupla
* Emitiu suas opiniões e respeitou as opiniões dos colegas
* Conseguiu extrair as informações dos textos jornalísticos
* Redigiu a sua notícia com competência, demonstrando conhecer as marcas textuais desse gênero.








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