Atividades com O JORNAL NA SALA
DE AULA: leitura e escrita
Objetivo:
· Aumentar competência linguístico-discursiva.
· Conhecer mais
um gênero textual: a notícia de jornal.
· Interagir com
os colegas na produção de trabalhos coparticipativos.
.
Conscientizar-se da realidade, através das informações contidas
num jornal.
Duração das atividades
4 aulas
Estratégias e recursos da aula
O ensino de Língua Portuguesa deve se
pautar em uma prática constante de leitura e escrita, o que pressupõe um
trabalho com a diversidade de objetivos, modalidades e textos que caracterizem
as práticas linguísticas reais. Por isso, a escola deve reproduzir as
formas sociais de leitura e escrita da maneira mais verossímil possível.
Somando-se a isso, se objetivos
diferentes exigem diferentes textos que, por sua vez, exigem tipos específicos
de leitura e de escrita, caberá à escola prover seus alunos com a diversidade
de “textos do mundo”. São diferentes leituras e escritas para diferentes
textos.
É nesse momento que o jornal na sala de
aula configura-se como um forte aliado da escola na execução dessa tarefa,
mobilizando os alunos internamente, incentivando a leitura
como prática interessante e desafiadora.
Metodologia
1ª etapa
a) Distribuir diferentes jornais aos alunos que
trabalharão em duplas. (Esses jornais poderão ter sido solicitados aos próprios
alunos antecipadamente).
b) Discussão oral: função social do jornal enquanto
meio de comunicação e sua importância na formação de opiniões.
FUNÇÃO SOCIAL: informar e formar opiniões.
IMPORTÂNCIA: divisão democrática de informações.
c) Orientação da observação dos alunos para a 1ª página do
jornal: título, data, local de produção e circulação, preço...
d) Observação atenta da manchete do jornal que
aparece em destaque na 1ª página: tipo de letra, ilustração, motivo da
escolha daquela notícia como destaque dentre tantas outras notícias.
e) Observação dos resumos das notícias que comporão o
jornal e discussão oral das mesmas.
O QUE SE DEVE OBSERVAR: o que aconteceu, como, quando,
onde, ilustração, importância da notícia para a população em geral.
Todas essas atividades
deverão oportunizar a livre expressão dos alunos, permitindo-lhes expor seus
conhecimentos e opiniões e esclarecendo suas dúvidas.
2ª etapa
a) Os alunos lerão notícias de diversos jornais e
escolherão as que mais lhes interessarem.
b) Apresentação oral da notícia escolhida, para todos
os colegas.
c) Em grupo, os alunos discutirão as notícias
apresentadas. O nível das discussões deverá ser coerente com a realidade da
turma e serão sempre intermediadas pela professora.
3ª etapa
a) Montagem de um mural: em duplas, os
alunos recortarão notícias dos jornais que serão agrupadas por temas ou outros
critérios escolhidos democraticamente. Por exemplo: “Notícias que agradam o
leitor” e “Notícias que desagradam o leitor”.
b) Para ilustração das notícias, os alunos poderão
recortar gravuras de jornais ou revistas.
c) A professora selecionará uma notícia e a
colocará em destaque em um cartaz, retroprojetor, data show ou outro recurso
atraente para analisar, juntamente com os alunos, a formatação e os recursos
próprios do gênero: ausência de travessões, textos em colunas, títulos em
negrito, informações necessárias para uma comunicação eficaz (o assunto,
elementos envolvidos, local do acontecimento, causas, consequências, data,
dados complementares) etc.
d) Distribuição de uma notícia xerocada para a
retirada de informações:
e) Atividade escrita sobre a notícia e jornal:
Responda em seu caderno:
(A professora analisará, juntamente com
seus alunos, se a notícia contém todos os dados necessários a uma
perfeita compreensão)
* Qual é o fato noticiado?
* Onde e quando aconteceu ou
acontecerá?
* Quais são os personagens envolvidos?
* A notícia esclarece quem são os
personagens?
* São personagens conhecidos no cenário
nacional?
* É uma notícia completa?
* Quais informações estão faltando para
que a notícia seja compreendida por qualquer leitor?
* Qual é a fonte de onde foi retirada a
notícia?
f) A professora distribuirá
diferentes figuras de jornais para os alunos criarem, em duplas, suas
próprias notícias.
g) A professora fará a correção dos textos, após explicar
aos alunos que toda a matéria de jornal passa por um revi sor antes de ser
publicada. Depois os alunos passarão a limpo as suas notícias que substituirão
aqueles recortes de notícias que estavam no mural.
Avaliação
A professora avaliará
durante todo o processo de realização das atividades se o aluno:
* participou de
maneira cooperativa na sua dupla
* Emitiu suas
opiniões e respeitou as opiniões dos colegas
* Conseguiu extrair
as informações dos textos jornalísticos
* Redigiu a sua
notícia com competência, demonstrando conhecer as marcas textuais desse gênero.
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