segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ATIVIDADES COM CONJUNÇÃO COORDENATIVA EJA 4 FASES

PLANEJAMENTO
Conjunção coordenativa , aula expositiva explicando passo a passo de como funciona a conjunção coordenativa dentro das orações.
Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano.
Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados.
Formas de Avaliação:
- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
- Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.


1. Classifique as conjunções destacadas abaixo, usando este código:
(a) aditiva (b) adversativa (c) conclusiva (d) alternativa
1. Vamos sair e tomar um lanche. ( )
2. Tentei chegar mais cedo mas não consegui. ( )
3. Ele conhece bem este assunto, no entanto ficou nervoso e errou muitas respostas. ( ) ( )
4. Você fez um excelente trabalho; portanto, merece nota máxima. ( )
5. Ele não foi á reunião nem mandou um representante. ( )
6. Somos amigos, logo devemos nos ajudar uns aos outros. ( )
7. No recreio, as crianças costumam brincar no jardim ou correr pelo pátio. ( )
8. Ele não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório final. ( )
9. Tentei chegar mais cedo, porém não consegui. ( )
10. Ou saio eu, ou sai ele desta sala. ( )

3) Ligue as frases no exercício abaixo usando as conjunções dadas. Observe o sentido pedido em cada uma delas:
Conjunções :e, nem, mas, porém, todavia, contudo, logo, então, portanto, pois, logo, embora, caso, pra que, à medida que, que

1) Ele era o artilheiro do time. Ele não marcou nenhum gol no campeonato. (adversativa)
2) Ouvimos um ruído. Havia gente nos fundos da casa. (conclusiva)
3) Devolva-me o livro. Estou precisando dele. (explicativa)
4) Ele saiu. Eu cheguei. (aditiva)
5) O dia está agradável. Devemos aproveitar o dia. (conclusiva)

Um comentário: