segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ativi Imitando o poeta

IMITANDO O POETA

OBJETIVO - Criar uma poesia baseada em uma poesia de autor brasileiro.
DESENVOLVIMENTO -
1- O professor colocará na lousa uma poesia; fará a interpretação; desmontará o texto mostrando a sua estrutura.
2- Pedirá para os alunos criarem uma poesia sua, usando a mesma estrutura do autor. É importante a sugestão de temas.
AVALIAÇÃO - Análise da coesão, coerência , criatividade e aspectos gramaticais.




A PORTA - Vinicius de Moraes
O SKATE -Eder Francisco de Oliveira- 12 
Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.
Eu sou feito de madeira
Madeira, um bom material
Mas não há coisa no mundo
Mais vivo que um skate legal.

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de sopetão
Pra passar o capitão.

Eu ando devagarinho
Quando estou com um garotinho
Eu ando com cuidado
Quando tem alguém do meu lado
Eu ando degavar
Quando quero namorar
Eu corro de montão
Quando estou com um gordão.

Só não abro pra essa gente
Que diz ( a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.

Eu só não levo aqueles
Que querem me machucar
Quando fazem manobras malucas
Querem só se mostrar.

Eu sou muito inteligente!

Eu sou muito alegre !
 














CANTIGA PARA NÃO MORRER
Ferreira Gular
CANTIGA PARA NÃO PERDER
Aline Di Chiachio - 12 anos

Quando você for embora
moça branca como a neve,
me leve.

Quando você  for ao Morumbi
Corinthians do meu coração
não me deixe na mão.

Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.

Se acaso você não possa
no primeiro tempo um gol marcar,
Corinthians  do meu coração,
não vá desanimar.

Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.

Se por acaso não possa marcar,
porque um jogador está machucado,
Corinthians do meu coração,
não fique desesperado.

 E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva no seu pensamento,
menina branca de neve
me leve no esquecimento.

E se não possa ficar campeão
Apesar de tanta pressão que leve
da torcida organizada,
Corinthians do coração,
pelo menos aumente as suas jogadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário