quinta-feira, 25 de agosto de 2011

AULA SOBRE CONJUNÇÃO DIA 25.08.2011 EJA 4 FASE A/B/C/



CONJUNÇÃO

As conjunções são vocábulos de função estritamente gramatical utilizados para o estabelecimento da relação entre duas orações, ou ainda a relação dois termos que se assemelham gramaticalmente dentro da mesma oração. As conjunções podem ser de dois tipos principais: conjunções coordenativas ou conjunções subordinativas.

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS

}Conjunções coordenativas são os vocábulos gramaticais que estabelecem relações entre dois termos ou duas orações independentes entre si, que possuem as mesmas funções gramaticais.
As conjunções coordenativas podem ser dos seguintes tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas, explicativas.

CONJUNÇÃO ADITIVAS

}As conjunções coordenativas aditivas possuem a função de adicionar um termo a outro de mesma função gramatical, ou ainda adicionar uma oração à outra de mesma função gramatical. As conjunções coordenativas gramaticais são: e, nem.
}Ex:Todos aqui estão contentes e despreocupados;
}O acontecimento não foi bom nem ruim. 

CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS
As conjunções coordenativas adversativas possuem a função de estabelecer uma relação de contraste entre os sentidos de dois termos ou duas orações de mesma função gramatical. As conjunções coordenativas adversativas são: mas, contudo, no entanto, entretanto, porém,todavia.

EXEMPLO:
}Não negou nada, mas também não afirmou coisa nenhuma;
}A moça deu a ele o dinheiro: porém, o fez receosa.

CONJUNÇÃO ALTERNATIVA
}Conjunções coordenativas alternativas são as conjunções coordenativas que unem orações independentes, indicando sucessão de fatos que se negam entre si ou ainda indicando que, com a ocorrência de um dos fatos de uma oração, a exclusão do fato da outra oração. As conjunções coordenativas alternativas são: ou (repetido ou não), ora, nem, quer, seja, etc.

EXEMPLOS:
}Tudo para ele era vencer ou perder;
}Ou namoro a garota ou me vou para longe;
}Ora filosofava, ora contava piadas. 

CONJUNÇÃO CONCLUSIVA
As conjunções coordenativas conclusivas são utilizadas para unir, a uma oração anterior, outra oração que exprime conclusão o conseqüência. As conjunções coordenativas são:assim, logo, portanto, por isso etc...

EXEMPLOS:
}Estudou muito, portanto irá bem no exame;
} O rapaz é bastante inteligente e, logo, será um privilegiado na entrevista. 

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS EXPLICATIVAS.
}Conjunções coordenativas explicativas são aquelas que unem duas orações, das quais a segunda explica o conteúdo da primeira. As conjunções coordenativas explicativas são:porque, que, pois, porquanto. 

  EXEMPLOS:
} Não entrou no teatro porque esqueceu os bilhetes;
Entre, que está muito frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário