quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE PORTUGUÊS –EJA PROF: LILIAN

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE PORTUGUÊS –EJA PROF: LILIAN
CONTEÚDOS ABORDADOS: TEXTO (interpretação)          
                                                      MORFOLOGIA (substantivo, adjetivo, locução adjetiva, artigo, verbo, advérbio, pronome)
                                                      SINTAXE ( sujeito e predicado)

ATIVIDADE 1 – Classifique as palavras destacadas na frase abaixo de acordo com a sua classe gramatical (substantivo, adjetivo, locução adjetiva, artigo, verbo, advérbio, numeral e pronome).
Observe o contexto em que se encontram.
O desrespeito às leis de trânsito na cidade parece já estar institucionalizado na conduta de muitos motoristas. Se você cruzar com um desses indivíduos por , que sai xingando todo mundo, não perca a esportiva. O Detran tem um cursinho esperando por ele. É só denunciá-lo.

ATIVIDADE 2 – Complete as frases abaixo com os verbos indicados nos parênteses:
a)    Quando nós ...................... o treino já terá terminado. (chegar – Futuro do Subjuntivo)
b)    Eles .............................. todos os deveres em dia durante as férias. (colocar – Futuro do Presente do Indicativo)
c)    Quando Maria .......................... (chegar – Futuro do Subjuntivo), ..................... o seu recado para ela. (Futuro do Presente do Indicativo)
d)    Se eles ............................. em silêncio (andar – Pretérito Imperfeito do Subjuntivo), ninguém .................................. (perceber – Futuro do pretérito do Indicativo) a sua chegada.
e)    Todos ................................. ansiosos a sua vez. (aguardar – Pretérito Imperfeito do Indicativo)

ATIVIDADE 3 – Leia atentamente o texto a seguir e resolva as questões:
            Com a pele do leão vestiu-se o burro um dia.
 Porém no seu encalço, a cada instante e hora,
“Olha o burro! Fiau! Fiau!” gritava a bicharada...
Tinha o parvo esquecido as orelhas de fora!
                                   (Mário Quintana)

a)    Em que tempo e modo está a forma verbal vestiu?
b)    Em que pessoa, tempo e modo está “Olha o burro!”?
c)    Passe a frase do item b para a forma negativa.

ATIVIDADE 4 – Nas frases abaixo destaque os encontros vocálicos encontrados (ditongo, tritongo, hiato), os dígrafos (consonantais e vocálicos), classificando-os:
a)    Um homem foi encontrado morto na praia.
b)    Casas são vendidas por boas ofertas.
c)    Quando a noite vem, as luzes da cidade são acesas automaticamente.
d)    Para limpar os vidros, é usado um pano úmido.
e)    Casos importados são consertados naquela oficina.

ATIVIDADE 5 – Conjugue os verbos abaixo, nos tempos pedidos:
a)    Verbo ser – Presente do Subjuntivo e Imperativo Afirmativo
b)    Verbo prender – Pretérito Imperfeito do Indicativo e Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
ATIVIDADE 6 – Dê a pessoa, o tempo e o modo dos verbos destacados no texto abaixo:
      Ali morava “o avarento”, um velho ranzinza – tão magro quanto alto – olhar astuto, nariz de faca, rosto pregueado de rugas. Diziam que comia uma só vez por dia, usava sempre a mesma surrada roupa preta e quando tinha algum negócio ia a pé para o centro, economizando os tostões da condução.

ATIVIDADE 7- Nas orações abaixo, destaque o sujeito, classificando-o:
a)    Na cidade grande, prenderam o ladrão de automóveis.
b)    Rubens e Rui passeavam pelo centro de Paris.
c)    “Deram com o corpo de Pedro jogado na praia.”
d)    Fizeram tudo por mim naquele lugar.
e)    “Atanásio e Isidoro cochichavam.”
f)     “Fecho todas as janelas ao anoitecer.”
g)    Viver é lutar.
h)   “O futebol, o carnaval e a capoeira são bem brasileiros.”

Um comentário: