DOMINÓ – ACENTUAÇÃO GRÁFICA
OBJETIVO – Avaliar ludicamente os conhecimentos sobre a classificação das palavras quanto à acentuação gráfica: oxítona, paroxítona e proparoxítona.
MATERIAL – folhas contendo 22 peças do dominó. Cada peça contém, de um lado, à esquerda, uma palavra, e de outro, à direita, uma classificação quanto a acentuação gráfica. Exemplo: café-proparoxítona. A tarefa é unir a classificação da direita ( proparoxítona, no caso ) a uma palavra que se encontre em outra peça e que esteja de acordo com a classificação. ( Pétala, por exemplo.)
DESENVOLVIMENTO – O professor tirará uma cópia das folhas para cada aluno. O aluno recortará as fichas do dominó, plastificará, ou colará em papel cartão ou cartolina. Cada aluno terá, desse modo, um dominó completo.
O jogo terá no mínimo, dois participantes. Eles trabalharão com apenas um dominó completo. Quem terminar primeiro as suas fichas, vence.
| café | proparoxítona |
| Fábio | paroxítona |
pétala | oxítona |
| Pelé | proparoxítona |
| onça | oxítona |
| Mônica | paroxítona |
| pulmão | paroxítona |
| Tânia | proparoxítona |
| pássaro | oxítona |
| parabéns | proparoxítona |
| planeta | oxítona |
| abóbora | paroxítona |
| mansão | proparoxítona |
| filme | oxítona |
| helicóptero | paroxítona |
| cipó | paroxítona |
| camiseta | proparoxítona |
| música | oxítona |
| coração | proparoxítona |
| leitura | oxítona |
| Fátima | oxítona |
| Paraná | paroxítona |
Profe Lilian!
ResponderExcluirGostei muito da sua proposta de dominó. Sempre fui a favor das atividades lúdicas como forma de fixação de conteúdos. Se aprende brincando...
Parabéns pelas postagens!
Abraços
Prof. Mario Canisio