segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dominó acentuação

DOMINÓ – ACENTUAÇÃO GRÁFICA

OBJETIVO – Avaliar ludicamente os conhecimentos sobre a classificação das palavras quanto à acentuação gráfica: oxítona, paroxítona e proparoxítona.
MATERIAL – folhas contendo 22 peças do dominó. Cada peça contém, de um lado, à esquerda, uma palavra,  e de outro,  à direita, uma classificação quanto a acentuação gráfica. Exemplo: café-proparoxítona. A tarefa é unir a classificação da direita ( proparoxítona, no caso ) a uma palavra que se encontre em outra peça e que esteja de acordo com a classificação. ( Pétala, por exemplo.)  
DESENVOLVIMENTO – O professor tirará uma cópia das folhas para cada aluno. O aluno recortará as fichas do dominó, plastificará, ou colará em papel cartão ou cartolina. Cada aluno terá, desse modo, um dominó completo.
O jogo terá no mínimo, dois participantes. Eles trabalharão com apenas um  dominó completo. Quem terminar primeiro as suas fichas, vence.



café


proparoxítona

Fábio

paroxítona

 

pétala


oxítona


Pelé

proparoxítona


onça

oxítona


Mônica

paroxítona


pulmão

paroxítona


Tânia

proparoxítona


pássaro

oxítona


parabéns

proparoxítona


planeta

oxítona


abóbora

paroxítona


mansão

proparoxítona


filme

oxítona


helicóptero

paroxítona


cipó

paroxítona


camiseta

proparoxítona


música

oxítona


coração

proparoxítona


leitura

oxítona


Fátima

oxítona


Paraná

paroxítona

Um comentário:

  1. Profe Lilian!
    Gostei muito da sua proposta de dominó. Sempre fui a favor das atividades lúdicas como forma de fixação de conteúdos. Se aprende brincando...
    Parabéns pelas postagens!
    Abraços
    Prof. Mario Canisio

    ResponderExcluir