terça-feira, 2 de agosto de 2011

atividades trabalhada 4ª fase 02.08.11

Nome:______________________________________________Turma.
Valor 10.0

Linguagem vaga
A Vaguidão Específica
As mulheres têm uma maneira
de falar que eu chamo de vago específica.”
(Richard Gehman)
– Maria, ponha isso lá fora em
qualquer parte.
– Junto com as outras?
– Não ponha junto com as
outras, não. Senão pode vir alguém
e querer fazer qualquer coisa com
elas. Ponha no lugar do outro dia.
– Sim senhora. Olha, o homem
está aí.
– Aquele de quando choveu?
– Não, o que a senhora foi lá
e falou com ele no domingo.
– Que é que você disse a ele?
– Eu disse pra ele continuar.
– Ele já começou?
– Acho que já. Eu disse que podia principiar por onde quisesse.
– É bom?
– Mais ou menos. Mas o outro eu acho melhor.
– Você trouxe tudo pra cima?
– Não senhora, só trouxe as coisas. O resto não trouxe porque a senhora recomendou
pra deixar até a véspera.
– Mas traga, traga. Na ocasião, nós descemos tudo de novo. É melhor, senão
atravanca a entrada e ele reclama como na outra noite.
– Está bem, vou ver como.
Fernandes, Millôr. O Pif-Paf. O Cruzeiro, 1956 - www.millor.com.



Sobre o que você acha que elas estão conversando?

Atividade 2
É possível dizer com certeza a que coisas, pessoas ou fatos elas se referem? Por quê?

Atividade 3
Quais são as palavras utilizadas no texto para substituir as coisas ou pessoas?

Atividade 4
Imagine que você assiste à cena mencionada no texto. Seria possível identificar as pessoas,
fatos, objetos? Por quê?

Atividade 5
Quem você imagina que são as interlocutoras nessa conversa?
Atividade 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário