domingo, 28 de agosto de 2011

Conhecendo o Jornal


Alguns tipos de textos jornalísticos: 

Artigo — Texto que contém comentários ou teses baseados em opiniões pessoais, escrito por colaboradores ou personalidades que, em geral, não são jornalistas. 
Chamada - Texto muito curto, publicado na primeira página ou capa, que remete à íntegra da matéria, nas páginas interiores do jornal.

Coluna – Matéria assinada que sai sempre na mesma página. Seu estilo é mais livre e pessoal do que o do noticiário comum.

Crônica – Texto que registra, em geral, observações ou impressões sobre o cotidiano. Pode narrar fatos reais em forma de ficção.

Editorial ou opinião - Reflete a opinião do jornal, sem ser assinado por nenhum profissional individualmente.

Entrevista — Texto baseado nas declarações de um indivíduo a um repórter. Quando editado com as perguntas e as respostas em sequência, é chamado de ping-pong.

Matéria – Qualquer texto jornalístico. As matérias podem ser "quentes" (sobre um fato do dia, ou em andamento) ou "frias" (sobre temas relevantes, mas não necessariamente novos ou urgentes).

Nota — Notícia curta, que informa apenas os dados essenciais do fato ou acontecimento. 
Notícia — Relato de fatos e acontecimentos atuais ou recentes, ocorridos no país ou no mundo, de interesse da comunidade e dos leitores, feito de forma impessoal.

Perfil - Texto descritivo de um personagem, muitas vezes apresentado em forma testemunhal.

Reportagem – É o conjunto de informações resultantes de um trabalho de investigação jornalística, que visa aprofundar a notícia. Pode utilizar diferentes tipos de texto.
Suíte – Matéria que dá seqüência ou continuidade a uma notícia, seja por desdobramento do fato, por conter novos detalhes ou por acompanhar um personagem.

Texto-legenda - Texto curto, que acompanha uma foto, descrevendo-a e adicionando-lhe alguma informação, com valor de matéria independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário