segunda-feira, 1 de agosto de 2011

prevenção da dengue

Atividade conhecendo prevenido contra a dengue.

Professor devido o grande crescimento da dengue em nossa cidade temos que orientar nossos estudantes sobre o que é dengue e principalmente as formas de prevenção. Faça a adaptação desta atividade a idade/realdiade de seus alunos e bom trabalho.

Conteúdo:
Cuidados com a dengue
Objetivo:
Identificar os sintomas, o tratamento e a prevenção da dengue; confeccionar material explicativo sobre a doença.
Desenvolvimento:
- Leve a turma para sala de informática e comece a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a dengue. Este é um tema bastante comentado na mídia, então provavelmente todos os alunos saberão alguma coisa sobre esta doença. Pergunte quem já teve dengue ou se conhece alguém que já teve a doença. Peça para que contem sobre os sintomas e a forma de tratamento que se lembram.
- Veja também se eles conhecem algo sobre a forma de transmissão da doença e como preveni-la.
 -Essa atividade recapitula os principais aspectos da dengue, tais como: sintomas, tratamento, prevenção, origem, ciclo de vida do mosquito, etc.
- O professor já deverá ter pesquisado um sitio sobre a dengue para orientar seu estudantes conforme sua idade) para eles obter mais informações.
-  Peça aos alunos que pesquisem sobre a dengue na internet, observem e registrem os seguintes aspectos:
·         Qual é o significado do termo "dengue" e o histórico da doença no Brasil e no mundo?
·         Qual é a forma de transmissão e o inseto responsável pela transmissão?
·         Quais são os principais sintomas indicativos de que a pessoa está com dengue?
·         Quais são as principais ações que devem ser tomadas para se evitar a doença?
- No final da aula, peça que os estudantes, em casa, produzam algum tipo de material sobre a dengue: cartazes, folhetos, histórias em quadrinhos, músicas, entre outros. Deixe que eles usem a criatividade.
 Proxima aula: Apresentação dos trabalhos.
Esta aula se destina a apresentação do material preparado pelos alunos. A critério do professor ou da turma, os alunos podem apresentar os trabalhos dentro de sala de aula ou podem compartilhá-los com o resto da escola, deixando o material exposto (colado nas paredes, por exemplo) para visitação  ou organizando uma grande feira de exposição sobre a dengue.
Observação: Dependendo da forma de apresentação escolhida, essa atividade pode requerer mais de uma aula para ser completada.
Observação 2: Professor, você pode também sugerir a seus alunos que estendam a discussão para um blog ou fórum, recursos que permitem que a discussão seja prolongada e mais aprofundada.
Atividades complementares:
Os alunos podem fazer um levantamento, na escola ou na comunidade, sobre o que as pessoas fazem para evitar a dengue. Será que todos colaboram para evitar a proliferação do mosquito? Será que todos sabem como isso pode ser feito?

Avaliação:
O material produzido deve ser o principal objeto de avaliação. Observe aspectos como correção gramatical, apresentação gráfica e apresentação dos conceitos. A apresentação oral também deve ser considerada para a avaliação, seja ela dentro da sala ou para toda a escola. É importante observar a capacidade de argumentação dos alunos, bem como a consistência das idéias apresentadas.


Atividade II.
Leve os estudantes na sala de tecnologia  e descubra um jeito legal de acabar com a DENGUE. 

Um comentário: