quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Atividade para EJA dia 23.08.11 Int.Texto valor 10,00

Atividade de Língua Portuguesa Escola Wiemar G.Torres dia 23.08.11
Nome:_______________________________________________Turma 4ª fase
Prof.Lilian

1. No conto a seguir você vai conhecer uma personagem muito especial. Será que ela é boa, má ou maluca?
A peste que eu fui ou...Ai, que falta de saudades dos meus oito anos!
A bicicleta era uma só Era uma velha bicicleta, meio desconjuntada pintada de" azul cheguei" e, sobretudo,era minha. Os adultos queriam jogar Bridge, ou sei lá,enfim, não desejavam crianças na sala, sobretudo também,por causa do bridge. Então os adultos diziam assim: - Vão andar de bicicleta queridinhas!
Eu estava uma fera. Andar na MINHA bicicleta, sair de MINHA casa e fingir,sobretudo,que não percebia o outro jogo do MEU pai! A amiga naqueles tempos passadíssimos, era gorda.
Minha obrigação era levá-la no selim. Lá ia eu, curtindo meu ódio, levando a gorducha e bonita e rosada e louca e ...Pois é!
Eu morava na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio. Naquele tempo quase não havia automóvel por ali, lugar ideal para levar a gorda,bonita,rosada e louça, no selim, enquanto eu,magra arrepiada e exausta, suava nhec,nhec,pedalando a MINHA bicicleta...A gorda,só tomando brisa,cantarolava louca.
Aí eu vi um paralelepípedo muito atraente, fora do lugar, no caminho. O paralelepípedo, de um lado, o buraco do outro, com muito lugar ainda para a bicicleta passar, sem problemas.
Foi quando eu perguntei para a louca: - Você gostaria de morrer caindo naquele buraco, ou preferia fraturar o nariz naquela pedra?Escolha , queridinha, porque eu vou fazer com que você odeie bicicleta para o resto da sua vida!
A menina deu um risinho e respondeu, com voz de soprano: - Você adora fazer dramas, não é, Sylvia?
- Adoro, sim, mas responda depressa,porque eu vou me machucar, mas você queridinha,vai se arrebentar!
- Me deixa pensar, ainda não decidi! – respondeu a inocente criatura, pesadíssima.
Aí, eu dei mais uma volta, para dar tempo para ela decidir. De repente, a menina percebeu que eu estava falando serio, começou a choramingar, na base  do eu quero descer da bicicleta, vou falar com mamãe , estou de mal.
Eu já estava de volta. Gritei, pedalando violentamente, correndo o mais que podia: - Escolha: a pedra ou buraco?
- A pedra, a pedra! – berrava a menina.
Fui alvo, com toda a velocidade. A pedra chegando, chegando... E nos esborrachamos!
Ela ficou toda ralada, chorando alto. Eu pingando sangue no nariz, sorria, no auge da felicidade.
Era uma peste. Sou até hoje, porque meu pai, quando ler esta historia, vai ficar danado da vida. Bem feito quem mandou jogar Bridge?
                                   (Sylvia Orthof. Em o sadismo da nossa infância. São Paulo: summus,s.d)




1. Um paralelepípedo é um objeto bastante comum. O que fez com que aquela pedra se tornasse tão atraente para Sylvia?
2. Qual foi a reação da amiga quando soube do plano de Sylvia?
3. Por que Sylvia, mesmo machucada, estava feliz? Você concorda?
4. Releia o texto, observe as palavras que estão escrita com letras maiúsculas. Depois responda:
. Qual a classe gramatical de MINHA,MEU?
. Qual a intenção da narradora ao utilizar este recurso?
5. A história foi narrada em ______pessoa. Para justificar sua resposta, retire uma frase do ultimo parágrafo e circule as palavras que confirme o tipo de narrado.
6.Escreva os seguintes elementos do conto de Sylvia Orthof:
CONFLITO:______________________________________________________
PERSONAGEM:___________________________________________________
ESPAÇO: ________________________________________________________
Na frase “ A menina deu um risinho e respondeu.”
. Os verbos estão em que tempo verbal?
. Reescreva a frase no presente do indicativo.
.Reescreva a frase no futuro do indicativo.

Um comentário: